PROJETO DE CIRCO-TEATRO DA COMPARSARIA CÊNICA

MANIA.jpg

A Comparsaria Cênica tem, desde sua criação, a linguagem de circo-teatro como seu principal fio condutor. Essa linguaguem nasceu e cresceu com força no interior do Brasil, tendo seu auge na primeira metade do século 20. Ainda hoje muitas companhias de circo-teatro viajam por cidades brasileiras espalhando essa linguagem, em especial por pequenas e médias cidades, dando à população do interior do país a oportunidade de acesso à cultura e diversão.

 

A linguagem de teatro popular disseminada pelo país pode ser resumida a um grupo teatral que realiza encenações de comédia, infantil, drama e melodrama sob uma lona de circo. No caso da Comparsaria Cênica, a linguagem é transferida para um palco, com os mesmos tipos de encenações. São espetáculos que tratam de temas de costumes, podendo levantar alguma discussão e/ou reflexão, ou que são feitas com o simples intuito de entretenimento. Os personagens desenvolvidos na companhia são tipos caricatos e as peças são protagonizadas por palhaços. 

 

A companhia tem como projeto o desenvolvimento de espetáculos com textos tradicionais da linguagem de circo-teatro. Contudo, esse tipo de linguagem é utilizado nas demais peças teatrais que são dirigidas pela companhia.