COMPARSARIA ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE CIRCO-TEATRO

IMG_4209.jpg

A Comparsaria Cênica vai ampliar neste ano de 2018 seu projeto de circo-teatro. A partir deste mês de janeiro, a companhia vai ofertar oficinas para que os alunos possam trabalhar especificamente os gêneros relacionados a essa linguagem de teatro popular. Os módulos das oficinas terão duração de um mês cada e o curso terá duração de um semestre, com aulas sempre aos sábados, das 14h às 18h, sendo repetido no primeiro semestre de 2019. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site.

 

Linguagem disseminada principalmente nas pequenas e médias cidades do interior do Brasil, o circo-teatro teve sua maior expansão na primeira metade do século 20. Ainda hoje, muitas companhias itinerantes apresentam de cidade em cidade peças teatrais sob uma lona de circo. Os espetáculos são tradicionais desta linguagem e tratam de temas como costumes populares nas comédias e dramas intensos e trágicos nos melodramas. Dentro de seu projeto de estudo, a Comparsaria Cênica pretende atualizar os textos e suas abordagens, refletindo o momento atual sem descaracterizar a estética da linguagem.

 

As histórias podem ser contadas tanto como comédias, tendo um palhaço como protagonista, além de peças infantis e melodramáticas. Além do palhaço, os espetáculos contam com personagens como o mocinho, a mocinha e o caricato

IMG_1338.jpg

O curso

 

Para trabalhar essa rica linguagem do teatro popular, a Comparsaria Cênica oferece duas oficinas: uma de melodrama e outra de comédia. Ao todo, serão cinco módulos. O primeiro deles terá início no próximo dia 20 de janeiro, dentro do estudo sobre Melodrama, com aulas no período da tarde. Cada módulo terá duração de um mês e custará R$ 200. Quem quiser fazer mais de um módulo ou o curso todo, terá descontos no ato da matrícula.

 

“Os alunos interessados podem cursar todos os módulos ou apenas aqueles com os quais sentir mais afinidade. Dessa forma, poderão desenvolver suas habilidades teatrais dentro do circo-teatro com aquilo que mais gostam, ou então conhecer o circo-teatro dentro desses dois gêneros: o melodrama e a comédia”, afirma o diretor da companhia, Helio de Aquino.

 

Entretanto, o último módulo, de Esquetes, poderá ser cursado somente por quer participou de, pelo menos, um dos módulos anteriores. “Isso porque, para montar uma esquete, o aluno precisa ter entendido, em primeiro lugar, o que é o circo-teatro e ter se envolvido com as temáticas desenvolvidas no curso”, acrescenta o diretor. O curso terminará com uma "Cortina Cômica", evento onde os alunos apresentarão suas esquetes ao público.

 

Ao término das oficinas e com a participação na cortina cômica, os alunos que se interessarem poderão dar continuidade a esse estudo participando do núcleo avançado de montagem, onde participaração de um espetáculo de circo-teatro no segundo semestre.

 

Confira os planos de aulas e os valores para este semestre:

modulos.png