O teatro popular que percorre muitas cidades do interior do país, por meio de companhias itinerantes, terá um lugar cativo no Festival de Teatro de Curitiba. A Comparsaria Cênica, junto com companhias e grupos parceiros, apresenta dentro do Fringe a Mostra Circo-Teatro dos Comparsas. Serão, ao todo, dez espetaculos, oito deles encenados em sessão dupla, além de aulas abertas ao público e uma sessão de bate-papo.
Os espetáculos apresentados incluem comédias, infantis, melodrama e chanchada. A ideia da Comparsaria Cênica, junto com mais três companhias e grupos parceiros, é encenar peças da linguagem de circo-teatro, que é objeto de estudo e de trabalho da companhia desde sua criação, em 2013. A cada dia da mostra será encenado um espetáculo diferente, da mesma forma como ocorrem nas companhias de circo-teatro que percorrem o interior do Brasil com encenações sob lonas de circo.
Além dos espetáculos, o público poderá aprender mais sobre o circo-teatro participando de aulas gratuitas e bate-papo abertos ao público que vão levantar a discussão sobre gêneros da linguagem.
Uma das companhias, que virá de São Paulo para a mostra, é o Circo de Teatro Tubinho, um dos mais conhecidos grupos da linguagem no país. A companhia é comandada por Pereira França Neto, o popular palhaço Tubinho, que encena diariamente espetáculos do repertório do circo-teatro. Na mostra em Curitiba, Tubinho estará em cena com a comédia "Tubinho, o médico à força". Estarão também na Mostra a Cia Sonora de Teatro, de Curitiba, e o grupo teatral Act Legis, ambas com espetáculos infantis.
O palhaço Tubinho em cena no espetáculo "Tubinho, o médico à força"
Venda de ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Festival de Teatro de Curitiba. Abaixo segue a programação da Mostra e os links para a compra de ingressos dos espetáculos.
Os comparsas contra o Lobisomem do Alto da XV, Sexta-feira, 06/04, às 19h e 21h
Local: Comparsaria Cênica
O circo-teatro
O circo-teatro é uma linguagem que se desenvolveu especialmente na primeira metade do século 20. Nas encenações, se destacam personagens construidos a partir de tipos. Alguns desses tipos são os cômicos (que estão presentes principalmente em comédias e são muitas vezes interpretados por um palhaço), caricatos, galãs, mocinhas, cínicos, entre outros. Esses tipos podem ser cômicos ou melodramáticos.
A ideia de levantar a Mostra Circo-Teatro dos Comparsas surgiu após o intenso trabalho da Comparsaria Cênica, principalmente no ano de 2017, quando seis espetáculos foram encenados na sede da companhia, no bairro Alto da XV. "O estudo e o trabalho com a linguagem são importantes para mantê-la viva e fortalecer o interesse no teatro popular", afirma o diretor da Comparsaria Cênica, Helio de Aquino.
Saiba mais sobre o projeto de circo-teatro da Comparsaria Cênica.