ESPETACULOS.jpg

Os Comparsas em Amor e Comédia

 

Borracha é empregado de Gaspar, um produtor teatral casado com um atriz chamada Laura, que possui grandes dificuldades de atuação. Laura tenta a todo custo ensaiar para um espetáculo e acaba ensaiando com Borracha, que sequer sabe o que é teatro. Por isso, ele acaba entendendo a encenação como não devia e acha que a patroa está apaixonada por ele.

 

Ficha técnica

 

Direção e produção: Helio de Aquino.

Cenografia: Gislaine Staub.

Elenco: Felipe Mendes, Vitória Marafigo, Gislaine Staub, Vinícius Staub, Hamilton Maia e Kamila Martins.

 

Temporadas: 30 de março de 2018 (Mostra Circo-Teatro dos Comparsas, dentro do Festival de Teatro de Curitiba) e 15 e 22 de abril de 2018 (na Comparsaria Cênica).

20180216_162946.png

...E o Céu Uniu Dois Corações

 

De La Torre é um homem ambicioso, que incrimina um pai de família inocente pelo assassinato de um rico empresário. O objetivo dele é administrar a fortuna de Alberto, filho da vítima. Mas Alberto, após ficar adulto, se apaixona pela filha do homem que foi acusado pelo crime.

 

Ficha técnica:

 

Direção: Helio de Aquino

Produção: Helio de Aquino

Cenografia: Gislaine Staub

Elenco: Hamilton Maia, Rodrigo Batista, Vinícius Staub, Gislaine Staub, Kamila Martins, Melaine Pilatto, Samanta Pilatto, Ivani Fernandez, Lena Souza, Rômulo Lopes, Vitória Marafigo, Gidiane Ramos e Cibely Damolin.

 

Temporadas: 16 de dezembro de 2017 (na Comparsaria Cênica); 05 de abril de 2018 (Mostra Circo Teatro dos Comparsas, dentro do Festival de Teatro de Curitiba).

ceu.png

Os Comparsas em Detetive por Acaso

 

O Barão de Coritiba encomenda uma pintura de sua linda filha a um famoso pintor. Mas desconfia que a obra de arte está na mira de pessoas que querem roubá-la. Para resolver esse problema, ele chama seu empregado Borracha para atuar como detetive do caso.

 

Ficha técnica:

 

Direção: Helio de Aquino

Produção e Iluminação: Helio de Aquino

Cenografia: Gislaine Staub

Elenco: Felipe Mendes, Gislaine Staub, Hamilton Maia, Kamila Martins, Vinícius Staub e Victória Marafigo.

 

Temporadas: 18 e 25 de novembro de 2017; 2, 3, 9, 10 e dezembro de 2017 (na Comparsaria Cênica); 07 de abril de 2018 (Mostra Circo Teatro dos Comparsas, dentro do Festival de Teatro de Curitiba).

O Comparsas contra O Lobisomem do Alto da XV

 

No ano de 1893, uma fera aterroriza os moradores do bairro Alto da XV, em Curitiba, nas noites de lua cheia. Quem é ferido pela estranha criatura, também se transforma em Lobisomem. Borracha e seus amigos tentam impedir que a fera faça novas vítimas, mas agem das formas mais engraçadas possíveis. Até que um detetive descobre uma maneira inusitada de vencer o Lobisomem.

 

Ficha técnica

 

Direção: Helio de Aquino

Produção e Iluminação: Helio de Aquino

Cenografia: Gislaine Staub

Elenco: Felipe Mendes, Hamilton Maia, Kamila Martins, Gidiane Ramos, Vinícius Staub, Victória Marafigo, Helio de Aquino e Rodrigo Batista.

 

Temporadas: 13, 15, 22 e 29 de outubro de 2017 (na Comparsaria Cênica); 06 de abril de 2018 (Mostra Circo-Teatro dos Comparsas, dentro do Festival de Teatro de Curitiba).

Os Comparsas em O Aparício Apareceu

 

Raul tenta esconder da esposa que ele tem um filho (Alfredo) fora do casamento. Ao receber uma carta de Alfredo, ele inventa para a esposa que, na verdade, o garoto é filho de um amigo distante, chamado Borracha Aparício. Ele só não contava que Borracha faria uma visita surpresa em sua casa após ler em um anúncio de jornal que a sogra de Raul, Ambrodina, estava a procura de pretendentes para se casar novamente. Borracha se vê envolvido em uma confusão, da qual tira proveito com muito humor.

 

Ficha técnica

 

Direção e produção: Helio de Aquino

Cenografia: Gislaine Staub

Maquiagem: Bruno Lang

Elenco: Beatriz Tomilhero, Bruna Martinhaki, Felipe Mendes, Hamilton Maia, Gislaine Staub, Victor Nascimento, Vinícius Staub e Vitória Marafigo.

 

Temporada: 17 e 24 de setembro de 2017 e 1 e 8 de outubro de 2017 (na Comparsaria Cênica); 01 de abril de 2018 (Mostra Circo-Teatro dos Comparsas, dentro do Festival de Teatro de Curitiba).

Os Comparsas em A Mulher do Zebedeu

 

Ao saber que sua amante está a caminho de casa para cobrar uma dívida, Borracha inventa uma mentira atrás da outra para evitar que sua esposa saiba da traição. Ele acaba envolvendo seus dois amigos e toda sua família na história, ao falar que a amante é, na verdade, esposa de seu amigo Zebedeu. Porém, Plácida, a verdadeira esposa de Zebedeu, aparece na cada de Borracha no dia seguinte. Ela e as demais mulheres percebem que os homens estão armando alguma mentira e fazem com que eles caiam na própria lorota.

 

Ficha técnica

 

Direção e produção: Helio de Aquino

Cenografia: Gislaine Staub

Maquiagem: Bruno Lang

Elenco: Beatriz Tomilhero, Felipe Mendes, Hamilton Maia, Helio de Aquino, Gislaine Staub, Kamila Martins, Victor Nascimento, Vinícius Staub e Vitória Marafigo.

 

Temporada: 4 e 11 de junho de 2017; 16, 23 e 30 de julho de 2017 (na Comparsaria Cênica); 8 de outubro de 2017 (Festival de Teatro de Pinhais, em Pinhais); 8 de abril de 2018 (Mostra Circo-Teatro dos Comparsas, dentro do Festival de Teatro de Curitiba).

Os Comparsas em Mania de Grandeza

 

Um bilhete de loteria transforma a vida de uma família humilde do subúrbio. Será que o dinheiro é capaz de fazê-la mais feliz? Como será a nova vida milionária? O casal vai se meter em muitas dificuldades na vida em meio a aristocracia.


Ficha técnica

 

Direção: Hélio de Aquino

Iluminação/luz: Victor Nascimento

Sonoplastia: Victor Nascimento

Cenografia: Gislaine Staub

Elenco: Gislaine Staub, Lena Souza, Bárbara Freitas, Ivani Fernadez, Helio de Aquino, Hamilton Maia, Vinícius Staub, Nair Solovy e Rodrigo Batista.

 

Temporadas: 2 e 3 de julho de 2016 (na Comparsaria Cênica); 16 de setembro de 2016 (Festival de Teatro Estudantil do Sesi Pinhais, em Pinhais); 25 de setembro de 2016 (Festival de Teatro de Pinhais, em Pinhais); 1 e 2 de abril de 2017 (Festival de Teatro de Curitiba, na Comparsaria Cênica); 16 de abril de 2017 (na Comparsaria Cênica); 31 de março de 2018 (Mostra Circo-Teatro dos Comparsas, dentro do Festival de Teatro de Curitiba).

Bufolândia

 

Conta a história de uma cidade chamada Bufolândia em que um prefeito, um advogado, a dona de um estabelecimento comercial popular na cidade e uma gangue tentam usurpar o ouro do local. Espetáculo teve sua última apresentação em maio de 2017. Entre os locais de apresentação está o Teatro São João, na Lapa.

 

Ficha técnica

 

Direção: Hélio de Aquino.

Iluminação/luz: Victor Nascimento.

Cenografia: Gislaine Staub.

Elenco: Beatriz Tomilhero, Bruna Martinhaki, Hamilton Maia, Ivani Fernandez, Lena Souza, Rodrigo Batista, Kamila Martins, Gislaine Staub, Vinícius Staub, Vitória Marafigo, Victor Nascimento e Romulo Lopes.

 

Temporadas: 24 de agosto de 2017, no Teatro São João (na Lapa); 7, 14, 21 e 28 de maio de 2017 (na Comparsaria Cênica); 08 de abril de 2018 (Mostra Circo-Teatro dos Comparsas, dentro do Festival de Teatro de Curitiba).

bufo4.jpg

Experimento X

 

Loretta Von Der Baush e Erik Kitzo são dois transexuais apaixonados por musicais. Ao interpretá-los em cena, eles convidam o público a se emocionar, rir e refletir sobre a vida de uma pessoa trans. As interpretações dos musicais ocorrem entre situações que Loretto Erik contam um pouco sobre suas vidas e os preconceitos pelos quais passam. Espetáculo dentro do conceito de teatro musical, foi apresentado ao público pela primeira vez no Festival de Teatro de Curitiba em 2016, sendo apresentado ainda em temporada na Comparsaria Cênica entre junho e julho de 2017.

 

Ficha técnica

 

Criador-intérprete: Bruno Lang 

Musicista convidada e intérprete: Bia Cervellini
Olhar sensível: Helio de Aquino

 

Temporadas: 24, 25 e 26 de março de 2016, no Festival de Teatro de Curitiba; 21 e 28 de junho de 2017, 5, 12, 16, 19, 23, 26 e 30 de julho de 2017 (na Comparsaria Cênica); 8 de abril de 2018 (no Festival de Teatro de Curitiba).

Penélope Pelo Avesso

 

Inspirada no livro "Artigo Oitavo", de Etel Frota, a peça mostra a dor da perda entre mãe e filhos, permeada por situações corriqueiras vividas pelos dois. Dentro de uma casa, o público acompanha entre os cômodos cada uma dessas situações.

 

Ficha técnica

 

Direção: Hélio de Aquino

Dramaturgia: Lucélia Reis
Produção: Fábio Costa

Iluminação/luz: Victor Nascimento

Cenografia: Gislaine Staub
Elenco: Lucélia Reis, Jenifer Demeterco, Vinícius Staub, Gislaine Staub, Hamilton Maia, Sumaya Musah e Bruno Lang.

 

Temporadas: 30 e 31 de março de 2016, 1, 2, e 3 de abril de 2016 (no Festival de Teatro de Curitiba); 22 de junho de 2016 (no Teatro da Praça, em Araucária); 29, 30 e 31 de março de 2017 (no Festival de Teatro de Curitiba); entre 22 de junho e 9 de julho de 2017, de quinta-feira a domingo, no Teatro Zé Maria, em Curitiba.

Dom Caixote de Melança

 

Dom Caixote é um sonhador determinado a virar Cavaleiro Andante para trazer justiça e paz ao reino que habita. Chica Pança é uma garota à procura das abelhas roubadas de seu pai. Enquanto o tempo reina soberano, a jovem Chica Pança trava uma batalha para preservar a lucidez do amigo Dom Caixote. 


Ficha técnica

 

Direção: Hélio de Aquino

Iluminação/luz: Victor Nascimento

Cenografia: Gislaine Staub

Elenco: Barbara Freitas, Gislaine Staub, Hamilton Maia, Felipe Mendes, Kamila Martins, Victor Nascimento, Hermes Palumbo, Ivani Andrade, Lena Souza, Nair Solovy, Vinicius Staub.

 

Temporadas: dezembro de 2014 (Teatro Falec); Festival de Teatro de Curitiba em 2015 (Canal da Música); 30 de outubro de 2016 (na Comparsaria Cênica); 07 e 08 de abril de 2017 (no Festival de Teatro de Curitiba); 23 de abril de 2017 (na Comparsaria Cênica).

Meandros

 

Seis histórias são contadas dentro de uma casa. No início do espetáculo, o público é divido em dois grupos e se separa para acompanhar essas histórias. Mas, com o decorrer do espetáculo, quem assiste percebe que as histórias se cruzam. Meandros, apresentado pela primeira vez no Festival de Teatro de Curitiba de 2015, mostra os desvios que precisamos fazer para prosseguir em nosso caminho.

 

Ficha técnica

 

Direção - Hélio de Aquino

Elenco - Bruno Lang, Fabio Costa, Hamilton Maia, Jenifer Demeterco, Sumaya Musah e Vinícius Staub.

Temporada: 1 a 4 de abril de 2015 (no Festival de Teatro de Curitiba).

Qual o quê, Chico!

 

Inspirado em magistrais canções de Chico Buarque, em "Qual o quê!" música e teatro se misturam para pensar a tristeza e a alegria, a verdade e a mentira, a doçura e a crueza nos mais diversos tipos de relacionamentos.

 

Ficha técnica

 

Direção: Hélio de Aquino

​Elenco: Bruno Lang, Cassemiro, Clotilde Saporito, Diva Venturiny, Flavio Geromini, Gislaine Staub, Hamilton Maia, Hermes Palumbo, Ivani Andrade, Jenifer Demeterco, Lena Souza, Pedro Kamers, Pedro Zanella, Romulo Lopes, Sumaya Musah e Vinicius Staub.

Temporada: abril de 2015 (no Festival de Teatro de Curitiba).

Homenagem ao Malandro

 

Uma história sobre a malandragem carioca, brasileira, universal e, por que não, pessoal, baseada na peça musical de Chico Buarque, A Ópera do Malandro. Um casamento, uma aposta, um amor, algumas traições, muitos clientes, uma só malandragem. E essa história começa e termina com uma pergunta: que grande malandro é você?

 

Ficha técnica

 

Direção: Hélio de Aquino

Elenco: Bruno Lang, Jenifer Demeterco, Hamilton Maia, Sonia MArina, Romulo Lopes, Vinícius Staub, Lena Souza, Ivani Fernandez, Diva Venturini, Gislaine Staub, Hermes Palumbo, Cassemiro, Christofer Scarabelot, Pedro Zanella, Pedro Kamers.

Temporada: dezembro de 2013 (na Cia dos Palhaços).