TUBINHO VEM A CURITIBA PARA ÚNICA APRESENTAÇÃO NO FESTIVAL DE TEATRO

O popular palhaço Tubinho, conhecido no estado de São Paulo, interior do Paraná e Santa Catarina pela companhia Circo de Teatro Tubinho, e por suas apresentações no Programa do Ratinho, estará em apresentação única em Curitiba durante o Festival de Teatro de 2018. Tubinho e sua trupe estarão no palco do Teatro Paulo Autran, no Shopping Novo Batel, com a peça “Tubinho, o Médico à Força”, no dia 4 de abril, às 21h.

 

O espetáculo é uma adaptação da obra de Molière. Na, Martinha, a esposa de Tubinho, descobre que um rico burguês procura por um médico que seja capaz de curar a mudez repentina de sua filha. Para vingar-se do marido, Martinha afirma que Tubinho é um renomado doutor, mas que só assume o dom da medicina debaixo de pancadas.

 

O Circo de Teatro Tubinho atua em São Paulo, Paraná e Santa Catarina desde o final da década de 1990 com a linguagem de circo-teatro, um teatro popular em que os espetáculos têm como protagonista, na maioria dos espetáculos, um palhaço, além de outros tipos cômicos e melodramáticos tradicionais da linguagem.

Tubinho3.jpg

Mostra no festival

 

Tubinho vem a Curitiba a convite da Comparsaria Cênica, companhia de teatro curitibana que organiza dentro do Festival de Teatro a Mostra Circo-Teatro dos Comparsas, com onze espetáculos focados na linguagem, além de três atividades formativas que pretendem fomentar a discussão e o aprendizado sobre o circo-teatro e seus gêneros durante o festival.

 

Os espetáculos apresentados durante a mostra incluem comédias, peças com temática infanto-juvenil, melodrama e chanchada. A cada dia da mostra será encenado um espetáculo diferente na sede da Comparsaria Cênica e no Teatro Paulo Autran, no mesmo ritmo que ocorre nas companhias de circo-teatro que percorrem o interior do Brasil com encenações embaixo de lonas de circo. A mostra começa no dia 30 de março, uma sexta-feira, e segue até o último dia do festival, em 8 de abril.

 

O circo-teatro

 

O circo-teatro é uma linguagem que se desenvolveu especialmente na primeira metade do século 20 e se foi disseminada principalmente por companhias itinerantes que realizam suas apresentações sob lonas de circo. Nas encenações, se destacam personagens construídos a partir de tipos. Alguns desses tipos são os cômicos (que estão presentes principalmente em comédias e são muitas vezes interpretados por um palhaço), caricatos, galãs, mocinhas, cínicos, entre outros. Esses tipos podem ser cômicos ou melodramáticos.

 

Serviço:

 

Tubinho, o Médico à Força

Data: 4 de abril, às 21h

Local: Teatro Paulo Autran – no Shopping Novo Batel: Alameda Dom Pedro II, 255 - Batel, Curitiba - PR

Ingressos: no site do Festival de Curitiba - festivaldecuritiba.com.br, pelo app “Festival de Curitiba 2018” (disponível para android e iOS) e nas bilheterias no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba) e no ParkShopping Barigui (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê, Curitiba).